Antibióticos ou outros remédios “enfraquecem” o dente? É Verdade ou mito?

MEDICAMENTOS CAUSAM CÁRIE?
Antibióticos”enfraquecem” o dente?

Apesar de freqüentemente pessoas relacionarem cárie com o uso de antibióticos, principalmente durante a infância, os medicamentos antibacterianos NÃO estão entre os fatores causadores de cárie. Isso é mito.
Muitos pais relacionam o uso de medicamentos ao “enfraquecimento” dos dentes, mas isso, de fato, não acontece por “causa” do medicamento (sua fórmula).

O USO DA MEDICAÇÃO NÃO PREJUDICA OS DENTES, MAS A MANEIRA COMO ELA É ADMINISTRADA, SIM!

Isso mesmo. O que pode aumentar o risco de problemas dentários não é o princípio ativo do medicamento, e sim a forma como ele é administrado: solução adocicada e/ou ácida.
Se o mesmo medicamento fosse administrado na forma de cápsulas, comprimidos ou injeções, haveria risco menor de prejuízo aos dentes.

Geralmente, antibióticos para crianças são administrados em forma de solução (xarope doce) e eles são muitas vezes administrados durante a noite e também de madrugada…
Nesses xaropes, tem SACAROSE, que é açúcar, e é isto que prejudica os dentes, pois é muito difícil depois do “xarope de madrugada”,com a criança doente, haver uma escovação para limpar os resíduos do xarope, então a criança dorme com esse açúcar na boca, propiciando a cárie.

MAS, EXISTEM MEDICAÇÕES QUE FAZEM MAL AOS DENTES?

Sim! Mas sua composição por si só não desencadeia a cárie, como explicamos acima. Por exemplo, a Tetraciclina, causa manchamentos nos dentes, e existem outros medicamentos que a mãe pode tomar durante a gestação que podem vir a alterar a cor, tamanho, formato e “lisura” do dente do filho, o que chamamos de hipoplasia ou hiperplasia de esmalte e outras alterações.

Mas é importante lembrar: CÁRIE não é causada pela medicação, e sim pela maneira que esta é administrada.
via dentista para baixinhos